quinta-feira, 19 de setembro de 2013

EXPERIÊNCIAS E RELATOS SOBRE LEITURA E ESCRITA

VAMOS ESCREVER NOS COMENTÁRIOS OS RELATOS DE COMO FORAM DESENVOLVIDAS NOSSAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA SERMOS HOJE LEITORES E ESCRITORES PROFICIENTES.

NOSSAS VIVÊNCIAS

4 comentários:

  1. EXPERIÊNCIAS COM LEITURA E ESCRITA

    Eu professora Elenise sempre gostei de ler, tive uma ótima professora do antigo primário que permitia que sempre depois de realizada as tarefas escolares os alunos pudessem ler suas coleções de livros infantis. Desta maneira eu para poder ler os livros que ela tinha na classe tentava fazer tudo o mais rápido possível para me deliciar com as histórias infantis. Pensando bem ela já tinha o cantinho da leitura, não sendo novidade nenhuma o que pedem para fazer hoje em dia; deixando na sala a disposição dos alunos livros, revistas e outros portadores de texto. Outro diferencial de minha saudosa professora Dona Ione era o incentivo que ela dava a nós alunos através de premiações pela melhor leitura, participação nas atividades cívicas e festas escolares, além do mais era tradição na escola o Festival de Poesia, onde os alunos eleitos pelos seus pares eram escolhidos para representar a classe no festival, os alunos declamavam maravilhosamente lindas e diferentes poesias que nos faziam vibrar a cada apresentação, sem contar com a linda festa de premiação que reuniam toda a comunidade escolar. Tenho muitas saudades deste tempo e fico a pensar quanto a nossa experiência de vida pode contribuir para colaborar no processo de incentivo à leitura e a produção de textos de autoria em nossas escolas.
    A nossa formação com certeza foi fundamental para demonstrar o que somos hoje, e este deve ser o papel do educador que acredita que através da leitura e da escrita os alunos podem e devem conhecer o mundo, vislumbrar as artes e outras formas de cultura. A legislação prevê tudo isto, os governos podem incentivar e colaborar fornecendo materiais, livros e até atividades culturais para despertar no aluno a competência leitora e produtora, porém é através do desenvolvimento das diferentes habilidades para ler e escrever estimuladas pelo professor e pela família dos alunos que os mesmos serão verdadeiramente competentes e hábeis para viverem no mundo letrado e assim terem verdadeiramente boas e várias experiências positivas que favoreçam a aprendizagem efetiva de leitores que sabem interpretar de maneira explícita e implícita o que leu e ainda saber escrever, argumentar e criar seus próprios textos ou obras.
    Acho que já falei demais, ou seja escrevi sobre a necessidade da escola e da família estimular a leitura, a escrita e no momento atual a utilização dos recursos tecnológicos que favorecem um trabalho de melhor qualidade, pois, possibilitam como aprendemos aqui, a participação, a colaboração e a interatividade.

    ResponderEliminar
  2. RELATO DA PROFESSORA EVELYN ENVIADO POR EMAIL

    Meus primeiros contatos com a leitura....
    Curso de formação de professores de ciências...
    Quando criança eu não gostava muito de ler. Mas sempre tive incentivo, em casa meu pai sempre lia jornais. Quando estava no ensino fundamental tinha livro para ler, mas enrolava e só lia os resumos ou pedia para alguém me contar a história.
    Já quando cheguei no ensino médio fui estudar no colégio Termomecânica, lá tive que aprender a gostar de ler. Lembro que fomos na biblioteca para fazer a escolha do livro de nossa preferência, escolhi um livro chamado Coração de Menino, amei a leitura, pois contava uma história de família onde a mãe estava doente, gostei tanto do livro que parecia que tinha entrado dentro dele. Passei aí a gostar muito de ler, Sempre que posso escolho livros de histórias românticas e textos sobre minha área biologia, gosto muito.
    Uma semana antes das férias comecei a ler uma trilogia, me empolguei tanto que li os três livos em duas semana, queria ficar o tempo todo lendo, lia até de madrugada, amei.

    ResponderEliminar
  3. RELATO DA PROFESSORA EDNA ENVIADO POR EMAIL

    Uma experiência marcante foi quando fiz um curso de Biologia molecular na UNIFESP, ao final do curso todos os participantes tinham que apresentar um trabalho feito em sala de aula. Escolhi como tema doenças sexualmente transmissíveis. Levei muito material de pesquisas para a sala e trabalhei o tempo todo leitura com os meus alunos, nós aprendemos muito, pois o meu trabalho no curso era apresentar o produto final dessa pesquisa, então após ter trabalhado muito a questão das doenças, e ter feito vários debates com a sala dividida em grupos, a parte mais importante foi a revistinha que eles montaram com histórias diversas sobre o assunto.Esse trabalho além de ampliar o universo dos alunos, ajudou a formar leitores competentes e as minhas aulas ficaram muito mais interessantes, o fato é que o resultado desse trabalho me deixou muito feliz e quando apresentei lá no curso, os meus alunos foram elogiados.

    ResponderEliminar
  4. E responsabilidade de todas as áreas do conhecimento adotar a prática da leitura na sala de aula. abraços

    ResponderEliminar